terça-feira, 19 de março de 2013

Fazendo um exame de consciência ...


Prepara-te para a confissão se possível em prazos regulares e não muito distantes no tempo, em um clima de oração, respondendo a estas perguntas sob o olhar de Deus, eventualmente verificando com quem possa ajudar-te a caminhar mais rápido na via do Senhor.

1. «Não terás outro Deus além de mim» (Dt 5,7). «Amarás ao Senhor com todo teu coração, com toda tua alma e com toda tua mente» (Mt 22, 37). Amo assim o Senhor? Dou-lhe o primeiro lugar em minha vida? Empenho-me em rejeitar todo ídolo que pode interpor-se entre Ele e eu, seja o dinheiro, o prazer, a superstição ou o poder? Escuto com fé sua Palavra? Sou perseverante na oração?

2. «Não tomarás em falso o nome do Senhor teu Deus» (Dt 5, 11). Respeito o nome santo de Deus? Abuso ao referir-me a Ele ofendendo-o ou servindo-me dele em lugar de servi-lo? Bendigo a Deus em cada um de meus atos? Remeto-me sem reservas a sua vontade sobre mim, confiando totalmente nele? Confio-me com humildade e confiança à guia e ao ensinamento dos pastores que o Senhor deu a sua Igreja? Empenho-me em aprofundar e nutrir minha vida de fé?
3. «Santificarás as festas» (cf. Dt 5, 12-15). Vivo a centralidade do domingo, começando por seu centro que é a celebração da eucaristia, e os outros dias consagrados ao Senhor para louvá-lo e dar-lhe graças para confiar-me a ele e repousar nele? Participo com fidelidade e empenho na liturgia festiva, preparando-me a ela com a oração e esforçando-me em obter fruto durante toda a semana? Santifico o dia de festa com algum gesto de amor para com quem precisa?

4. «Honra teu pai e tua mãe» (Dt 5, 16). Amo e respeito quem me deu a vida? Esforço-me por compreendê-los e ajudá-los, sobretudo em sua fraqueza e seus limites?

5. «Não matar» (Dt 5, 17). Esforço-me por respeitar e promover a vida em todas suas etapas e em todos seus aspectos? Faço tudo o que está em meu poder pelo bem dos demais? Fiz mal a alguém com a intenção explícita de fazê-lo? «Amarás ao próximo como a ti mesmo» (Mt 22, 39). Como vivo a caridade para com o próximo? Estou atento e disponível, sobretudo para com os mais pobres e os mais fracos? Amo a mim mesmo, sabendo aceitar meus limites sob o olhar de Deus?

6. «Não cometerás atos impuros» (cf. Dt 5, 18). «Não desejarás a mulher de teu próximo» (Dt 5, 21). Sou casto em pensamentos e atos? Esforço-me em amar com gratidão, livre da tentação da posse e dos apegos? Respeito sempre e em tudo a dignidade da pessoa humana? Trato meu corpo e o corpo dos demais como templo do Espírito Santo?

7. «Não roubar» (Dt 5, 19). «Não desejar os bens alheios» (Dt 5, 21). Respeito os bens da criação? Sou honesto no trabalho e em minhas relações com os demais? Respeito o fruto de trabalho dos demais? Sou invejoso do bem dos outros? Esforço-me em fazer os outros felizes ou penso só em minha felicidade?

8. «Não pronunciar falso testemunho» (Dt 5, 20). Sou sincero e leal em cada palavra e ação? Testemunho sempre e só a verdade? Trato de dar confiança e atuo em modo de merecê-la?

9. Esforço-me por seguir a Jesus na via de minha entrega a Deus e aos demais? Tento ser como Ele, humilde, pobre e casto?

10. Encontro o Senhor fielmente nos sacramentos, na comunhão fraterna e no serviço aos mais pobres? Vivo a esperança na vida eterna, olhando cada coisa à luz do Deus que chega e confiando sempre em suas promessas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário