quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O OUTRO PREGADOR DA FÉ


Noite após noite, madrugada após madruga e em algumas tardes, lá estão eles diante das câmeras, os outros pregadores da fé, caso você também o seja. Você prega para menos gente. No máximo cinco mil. Eles pregam para vinte, trinta milhões.
Passeia pelo templo, sobem ao púlpito, oram por curas e revelações e passam ao povo o recado: Deus quer, Jesus quer, a Bíblia diz, o Senhor está me dizendo neste momento! São positivos, cheios de certeza e alguns garantem. Aceitam títulos de maior pregador, profeta dos últimos tempos, novo apóstolo! Outros simplesmente são padres ou pastores que chegaram onde se fala para multidões.
Estão preparados para o novo ministério? Entendem as implicações de falar para milhões de pessoas? Estão lá em virtude do cargo como é o caso do papa ou de um presidente da república, ou foi conquista pessoal? Possuem conhecimentos de sociologia, psicologia das massas e suficiente teologia para todos os dias falar tudo aquilo em nome de Jesus?
Seus seguidores apostam que sim. Os que conhecem Bíblia, Exegese, História das Religiões e Teologia têm suas dúvidas. Outros pregadores da fé, ou por ciúme ou por realmente saberem mais projetam como será a fé no futuro se a multidão seguir esse tipo de pregação garantidora de curas, milagres e sucesso. Voltaram os tempos apostólicos, ou voltaram as heresias dos séculos 2 ao 5 ? É Pedro e Paulo ou é Montano, Ário e Nestório que ensinam algumas coisas certas e duas erradas a cada novo encontro?
Pe. Zezinho SCJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário