sexta-feira, 12 de abril de 2013

JMJ e Cidade da Fé na Assembleia Geral dos Bispos



Teve início, na manhã de quarta feira (10) a 51ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento acontece no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, do Santuário Nacional de Aparecida.

E a Jornada Mundial da Juventude não está de fora! No local, um estande foi montado onde membros do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ farão inscrições dos bispos para a Jornada, além de fornecer informações e esclarecer dúvidas que as dioceses possam ter acerca da participação dos jovens.

Um outro objetivo da estande é divulgar o Bote Fé Brasil, o evento de conclusão da peregrinação da Cruz e Ícone de Nossa Senhora, símbolos da JMJ que acontecerá na “Cidade da Fé”, também no Rio de Janeiro, de 20 a 26 de julho.



Bote Fé Brasil

Os eventos locais com a marca “Bote Fé” são realizados em todas as dioceses por onde a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora estão passando com o projeto de peregrinação que, além dos objetivos pastorais, divulga a JMJ Rio 2013. Com grandes shows de música católica os Botes Fé locais estão atraindo milhões nas principais cidades do Brasil. Dentro da Cidade da Fé, no Rio de Janeiro, junto com a JMJ Rio 2013, haverá a última edição de fechamento desta peregrinação que recebeu o nome de Bote Fé Brasil.

Como não se consegue imaginar um evento de jovens sem que se pense também na música, foi preparada uma vasta programação em parceria com as principais gravadoras do Brasil para realizar Shows com artistas consagrados da música católica e secular.

Assembleia de 2013

Esta Assembleia tem como tema central “Comunidade de comunidades – uma nova paróquia” e as atividades tiveram inicio como a Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno, às 7h30, no Santuário Nacional. O encontro tem a participação de 361 bispos e arcebispos e 43 bispos eméritos e acontece até o dia 19 de abril.

Na cerimônia de abertura, além de destacar o tema central e o Diretório de Comunicação, Dom Damasceno falou também com especial atenção sobre a JMJ:  .

“A etapa final da preparação para a Jornada pede de nós que intensifiquemos as orações e os trabalhos, para que a Juventude mundial que aqui virá, ou que nos acompanhará pelos meios de comunicação, tenha uma oportunidade singular de encontro com Cristo e com a Igreja. Ainda mais, a realização da Jornada Mundial da Juventude nos dará a oportunidade de receber o Papa Francisco, o primeiro Papa latino-americano a nos visitar”.

Diversos outros temas e atividades estão em programa da Assembleia, como o Retiro, comunicações do Secretariado Geral e das Comissões Episcopais de Pastoral e dos Grupos de Trabalho, o encontro das Comissões Episcopais de Pastoral com os Bispos Referenciais dos Regionais, comunicado sobre a 13ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, o lançamento de uma nova versão, comentada, do Código de Direito Canônico – na comemoração dos 30 anos de sua promulgação, o lançamento de uma edição revisada do Catecismo da Igreja Católica, e diversos outros temas.

“Esta Assembleia Geral se realiza no contexto do Ano da Fé – que vai até a festa de Cristo Rei deste ano (24 de novembro) – e do cinquentenário do Concílio Ecumênico Vaticano II. O Ano da Fé foi querido por Bento XVI, agora Bispo Emérito de Roma, para avivar em todos nós a consciência da centralidade da fé na vida da Igreja e para redespertar o entusiasmo de evangelizar”, finalizou o cardeal.

Por Gracielle Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário