sexta-feira, 5 de abril de 2013

Você se sente livre?






Constantemente estamos buscando a liberdade. De forma especial as crianças, adolescentes e os jovens, pois vivem insatisfeitos por não se sentirem livres, quando desejam sair com os amigos e amigas, querem voltar para casa na hora que desejam, sem ter ninguém impondo horários, sem ninguém por perto para dar ordens, não gostam de acordar cedo, enfim, querem fazer sempre o que dá vontade.

Nessas situações, os pais, na maioria das vezes são incompreendidos, e mal vistos, por impedirem a liberdade tão desejada, parecendo que nunca vão conseguir se libertar de tal tormento.


É comum vermos jovens que estão sem falar com os pais, que desobedecem, humilham, gritam, e até, chegam a bater nos pais por não terem tudo o que desejam.

Deus nosso Pai, no deu liberdade, entretanto, Ele também no deu inteligência, raciocínio, para termos o discernimento do que é bom ou mal para nossas vidas.

Para entendermos melhor isto tudo, é necessário que façamos uma reflexão. Nós não nascemos sabendo de tudo, isso é fácil de ser compreendido, pois quando olhamos para uma criança vemos que ela não pode está sozinha e solta por aí fazendo o que se quer, pois embora seja livre desde que nasceu, não possui a maturidade suficiente, a razão do que é certo ou errado, de maneira que venha a tomar suas próprias decisões.

Aos poucos vamos crescendo e adquirindo a capacidade de julgarmos o que é bom e o que não é, mas enquanto não tivermos consciência e maturidade suficiente, a nossa liberdade precisa ser orientada por todos aqueles que têm mais experiência que nós. Pessoas essas que já viveram o suficiente, para que possamos seguir seus conselhos, pois erraram muito, mas, também acertaram muito, e, com certeza, conseguiremos acertar mais seguindo suas orientações.

Talvez você diga: “Mais padre, meus pais não me entendem”. E eu sei, por isso mesmo você deve ter paciência com eles. Quando seus pais estavam na sua idade, muitas coisas eram diferentes, até a maneira como eles foram criados. Também é importante lembrar que nossos pais sempre desejam o nosso bem, por mais que eles não saibam no educar como deveriam, pois eles são humanos e limitados, estando talvez perdidos, sem saber como agir em determinadas situações, mas eles querem nos preservar de tudo o que é ruim, não sabendo apenas como fazê-lo, é por isso que nessas circunstâncias, o diálogo é essencial. Nada de ficar chamando os pais de ultrapassados, mas, buscar com calma, conversar com eles e, com certeza, tudo vai se resolver.

Um abraço!

Pe. João Júnior


Nenhum comentário:

Postar um comentário