quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

PRÉ - CONCEITO


ESSES DIAS, EU VI ESTA CRÍTICA, QUE ME FEZ REFLETIR. BATI NO PEITO E DISSE: MINHA CULPA! MAS CONTINUEI REFLETINDO, E CONCLUI QUE DEVE ESTÁ HAVENDO UMA MISTURA DE IDENTIDADE. CIDADÃOS DE BEM ASSUMIRAM PARA SI, LINGUAGENS, VESTIMENTAS, GESTUAIS DE PESSOAS QUE NÃO TEM A MESMA BONDADE DE CORAÇÃO E ATITUDES QUE ELES... A IDENTIDADE DESSES CIDADÕES DE BEM FOI PERDIDA DE TAL FORMA, QUE CHEGOU AO PONTO DOS TRANSGRESSORES DA LEI INDUZIREM AOS SEUS COMPARÇAS A VESTIREM-SE E COMPORTAR-SE COMO PESSOAS DE BEM.
DISCRIMINAÇÃO É CRIME, MAS PRECONCEITO... SE NÃO HOUVER O PRÉ-CONCEITO, COMO HAVERÁ O CONCEITO? PRÉ-CONCEITO CONSISTE EM UMA PRIMEIRA ANÁLISE, FEITA ANTES DE CONHECER PROFUNDAMENTE. ENTÃO, NÃO QUEIRAMOS QUE AO ENCONTRAR UMA PESSOA TOTALMENTE VESTIDA DE  BRANCO COM UMA MALA PRETA, PENSEMOS QUE É UM ADVOGADO. MESMO QUE MAIS TARDE 
DESCUBRAMOS QUE SE TRATA DE UM ADVOGADO PAGANDO UMA PROMESSA RELIGIOSA. A PRIORI, PENSAMOS SER UMPROFISSIONAL DA SAÚDE., ESTE É O NOSSO PRÉCONCEITO.
ENTÃO TOMEMOS CUIDADO, AO CONVERSAR, COMO NOS PORTARMOS. VALORES FAZEM PARTE DA NOSSA FORMAÇÃO HUMANA, NÃO DEIXEMOS QUE FALSOS CONCEITOS PERTURBEM NOSSA IDENTIDADE DE TAL FORMA, QUE NOS TORNEMOS MOTIVOS PARA PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÃO QUE NOS VITIMARÁ E POR FIM, OS CULPADOS SERÃO SEMPRE OS OUTROS.
UM CONFLITO ENVOLVE SEMPRE DUAS PARTES E TODA REAÇÃO É ORIUNDA DE UMA AÇÃO.
DISCRIMINAÇÃO NUNCA... PRECONCEITO SEMPRE, PARA QUE DESEJEMOS CONHECER O SUFICIENTE PARA CRIARMOS UM CONCEITO.


Por Cláudia Queirós (Bacharel em Teologia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário