terça-feira, 13 de setembro de 2011

Chile: "Clamor da vida dos inocentes" 


Com um abrangente documento, intitulado “O clamor da vida dos inocentes”, os bispos chilenos responderam nos dias passados a alguns políticos e legisladores que nas últimas semanas abriram um debate sobre a possibilidade de descriminalizar o aborto; possibilidade contra a qual se expressou também o Presidente do Chile, Sebastián Piñera. Os bispos, que escolheram simbolicamente a festa litúrgica dos Mártires inocentes para dar a conhecer o seu pronunciamento, se dirigem seja aos católicos seja aos legisladores e autoridades.

“Queremos - escrevem os bispos, com referência específica aos três casos para os quais se propõe a descriminalização do aborto: risco de vida para a mãe, grave malformação do feto e gravidez fruto de uma violência - oferecer algumas luzes para o discernimento” conscientes “da dor que vive uma mãe e a sua família” em situações desta natureza, “que apesar de serem limitadas, provocam angústia, incerteza, e sofrimento, diante da qual ninguém pode ficar indiferente. Diante de tais situações”, continua a declaração dos bispos chilenos, se devem procurar respostas que sejam “respeitosas da vida, seja da mãe seja do filho” e ao mesmo tempo, se deve fazer “num quadro legal que reflita um profundo respeito pela vida humana”.

Tal respeito deve também impregnar – destacam os bispos – todo o sistema de saúde e os serviços públicos, bem como a mesma sociedade onde se vivem essas realidades. Não se deve esquecer, diz o comunicado, da importância da “educação daqueles valores que estão em jogo”: o respeito pela vida, cuidado dos mais fracos, solidariedade, compaixão e justiça. “Acreditamos que estas sejam as questões sobre as quais temos de discutir”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário