sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Tenho vergonha de cantar em público
“O maior obstáculo? O medo!” – Madre Tereza de Calcutá

Impressionante como algumas coisas mexem conosco! O medo é o mais latente em nós. Cala-se por um tempo, mas, dependendo da situação, ele volta e, às vezes, com uma força incrível. Ele varia em cada uma das pessoas que o tem e se manifesta das mais diversas formas. “Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer com que as coisas não pareçam o que são” – afirma Miguel de Cervantes em “Dom Quixote de la Mancha”, no século XVII.
Como qualquer outro obstáculo, o medo deve ser ultrapassado! Fácil é ficar com as palavras; difícil são as atitudes de mudança, mas são necessárias para o nosso crescimento. Todos nós temos algum grau de ansiedade ou timidez e, quando elas se manifestam, normalmente são acompanhadas por uma indefinida sensação de mal-estar. Sentimos fisicamente nosso medo, ansiedade e timidez explícitos. Ficamos com a boca seca, taquicardia, sudorese, tremor; enfim, diversas manifestações.
Mas é benéfico experimentar ansiedade em certas circunstâncias e, de certa forma, ela favorece a adaptação do ser humano a novas situações. O que não é benéfico é a freqüência ilimitada desse sentimento, o qual nos limita para que possamos viver novos momentos e lutar por algo almejado. O medo ou ansiedade – provocado por algum desafio, que no caso não se restringe apenas ao cantar em público, mas também pela necessidade de fazer uma palestra, de dar uma aula, de se submeter a uma entrevista para emprego, entre outros, – faz com que fiquemos mais alertas, mais preparados e, portanto, mais aptos ao êxito.
É interessante ressaltar que tudo o que é extremo não faz bem! Se sua timidez é tão extrema a ponto de não lhe permitir que você faça o que almeja; se sua ansiedade é tanta que você acaba não fazendo ou exercendo bem sua função ou algo a que se propôs; ou se o seu medo é tão grande que o faz perder oportunidades, é bom lembrar que é um fator psicológico importante e que deve ser averiguado.
Mas, se é algo que você tem crítica e consegue suprir, lute por isso! Se sua vontade de cantar é imensa e você tem possibilidades para isso, tente ir superando seus obstáculos diariamente. A cada dia tente ir um pouco mais além do que você foi na vez anterior. Você vai perceber que vai se soltando com o passar dos dias! Vá de encontro com seu medo e supere-o!
Algo também muito indicado são cursos de expressão corporal, expressão artística, artes cênicas, pois tais áreas vão diretamente ao corpo e à nossa forma de expressão. O mais importante é lutar pela mudança daquilo que mais o incomoda! Possibilidades para o bem existem inúmeras, você pode dar a Deus o melhor de si, Ele o criou para a liberdade e para a felicidade! Vá além dos seus medos e limitações!
Karla Fioravante
Cantora, Musicoterapeuta e Psicanalista
www.karlafioravante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário