terça-feira, 6 de setembro de 2011

ENTREVISTA INÉDITA COM PE. JOAQUIM
 
Nesta terça-feira (06/09/2011), durante a realização do Jantar de Confraternização no Centro Pastoral Coração de Jesus, o Grupo Cristiforme realizou uma entrevista com Pe. Joaquim José de Oliveira, ex-pároco de Jardim do Seridó - RN. A seguir, confira, na íntegra, as palavras desse sacerdote que dedicou quase 9 anos de sua vida à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.




1) Como foi sua experiência em Roma?
"Foi uma experiência muito boa, realmente, uma situação de graça, porque é um curso de espiritualidade. Eu fiz o mestrado em Teologia Espiritual e tive a oportunidade de ter a graça de estudar e viver a espiritualidade dos grandes santos da Igreja."
2) Como já se sabe, Vossa Reverendíssima foi pároco de Jardim do Seridó. O que tem a dizer sobre esse período?
"Outra coisa bela minha aqui em Jardim, é que eu dei bons tempos da minha vida, praticamente, quase nove anos. E foi realmente um período muito bonito que eu vivi no meu sacerdócio aqui no Seridó e com toda a comunidade, pois não fui padre sozinho (fui com a comunidade). Então foi brava e bela a situação."
3) O que pretende fazer daqui para frente, ou melhor, quais os seus planos para o futuro?
"Bem, na verdade, a questão de planos para o futuro para um sacerdote é meio complicada. Eu cheguei a Diocese, estou a serviço da Diocese de Caicó, a serviço do meu bispo diocesano e o que eu sei é que ele me convocou para voltar a ser ecônomo da Diocese, que é uma parte administrativa da Diocese de Caicó. Para isso eu sei que eu estou voltando. Mas a outra parte, Deus sabe e quando ele (o bispo) chegar da Itália, ele dirá."
4) Qual o seu maior objetivo enquanto padre e o que lhe motiva a continuar seguindo a carreira sacerdotal?
      "O meu maior objetivo é continuar sendo padre. Eu fui chamado, não por mérito meu (não tenho mérito nenhum de ser sacerdote). É puramente graça de Deus. E peço insistentemente a Deus que me conceda a graça de ser padre até o último instante da minha vida."

Nenhum comentário:

Postar um comentário