sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Bento XVI aos jovens: "A Igreja precisa de vós"


JMJ-PapaCibeles1MADRI - O papa Bento XVI às 19:30h (horário local), na Praça Cibeles, em Madri. O papa deixou a residência da Nunciatura Apostólica, onde está hospedado, às 19:15h de papamóvel até à Porta de Alcalá, um dos monumentos mais importantes de Madri .  Aí desceu, recebeu as chaves da cidade das mãos do Alcade de Madri, Alberto Ruiz-Gallardón.
Durante todo o trajeto, o papa pode sentir a animação e euforia dos jovens,que gritavam seu nome e agitavam suas bandeiras numa demonstração enorme de carinho pelo sucessor de Pedro. Nem mesmo o sol de quase 40º tirou o ânimo da juventude que, desde cedo, tomou as ruas da cidade e lotou as estaçoes de metrô com uma vibração de assustar a quem não sabia o que estava acontecendo. Tudo para ficar o mais perto possível do papa.
Bento XVI entrou na cidade passando pela Porta de Alcalá e JMJ-PapaAlcal1foi cumprimentado por 50 jovens, dez de cada continente. Dos jovens recebeu ramos de oliva e terra e fez o plantio simbólico da árvore como lembrança de sua visita a Madri. Em seguida, assistiu a uma exibição com cavalos de raça espanhola, recebendo as boas-vindas de seis cavaleiros.
No palco montado na Praça Cibeles, a arcebispo de Madri, cardeal Antônio María Rouco saúdo Bento VI, e agradeceu sua visita a Madri. “[Os jovens] aqui estão, querido Santo Padre, para viver este encontro com o Papa como filhos e irmãos da mesma Igreja, o novo povo de Deus que não conhece fronteiras!”, disse o cardeal. “Estes jovens conhecem o sentido mais provundo de suas vidas, porque não lhes falta Cristo”, acrescentou.
JMJ-PapaCibeles2Saudação dos jovens
Bento XVI foi acolhido, ainda, por cinco jovens, um de cada continente, que lhe entregaram presentes. O papa fez uma breve saudação aos jovens lembrando que a presença e participação deles nas celebrações durante a JMJ “ressoará por todos os cantos desta ilustre cidade”. "Rezemos para que sua mensagem [de Cristo] de esperança e de amor tenha eco também no coração daqueles que não crêem ou se afastaram da Igreja".
O papa saudou os jovens presentes na praça em cinco línguas. Aos de língua portuguesa convidou a “subir até a fonte eterna da vossa juventude e conhecer o protagonista desta Jornada Mundial e, espero, de vossa vida: Cristo Senhor”. Ele exortou os jovens a edificarem suas vidas na Palavra de Cristo. “A Igreja precisa de vós e vós precisais da Igreja”, afirmou.
Protagonistas na busca da verdade
JMJ-PapaCibeles4No seu discurso, após a leitura do evangelho de São Mateus, o papa alertou os jovens para não sucumbirem à tentação de decidirem por si mesmos o que é verdade ou não.
“Há muitos que, julgando-se deuses, pensam que não têm necessidade de outras raízes nem de outros alicerces para além de si mesmos. Desejariam decidir, por si sós, o que é verdade ou não; o que é bom ou mau, justo ou injusto; decidir quem é digno de viver ou poder ser sacrificado nas aras de outras preferências”, disse.
“Estas tentações estão sempre à espreita.  É importante não sucumbir a elas, porque, na realizade, conduzem a algo tão fútil como uma existência sem horizontes, uma liberdade sem Deus”, acrescentou.
O papa recordou que a pessoa humana foi criada livre, “à imagem e semelhança de Deus”, para ser “protagonista da busca da verdade e do bem”. “Deus quer um interlocutor responsável, alguém que possa dialogar com Ele e amá-lo”, acentuou.
Bento XVI também incentivou os jovens a abrirem o coração para a palavra de Cristo. “Há palavras que servem apenas para entreter e passam como o vento; outras instruem sob alguns aspectos a mente; as palavras de Jesus, ao invés, têm de chegar ao coração, radicar-se nele e modelar a vida inteira. Sem isso, ficam estéreis e tornam-se efêmeras; não nos aproximam d´Ele”, disse o papa.
JMJ-EncontroPapaCibeles1
Agenda
Amanhã, 19, Bento XVI cumpre uma extensa agenda a partir das 7:30h (horário local). Confira abaixo.
7:30h - Missa privada na Capela da Nunciatura Apostólica de Madri.
10:00h - Visita a Suas Majestades os Reis de Espanha no Palácio da Zarzuela de Madri.
11:30h - Encontro com religiosas jovens no Pátio dos Reis de El Escorial. 12:00h - Encontro com professores universitários jovens na Basílica de São Lourenço de El Escorial.
13:45 - Almoço com dez jovens dos cinco continentes, no salão dos embaixadores na Nunciatura Apostólica de Madri.
17:30h - Encontro oficial com o presidente do governo na Nunciatura Apostólica de Madri. 
19:30h – Via-Sacra com os jovens na Praça Cibeles. Discurso do Santo PadrePapa aos jovens: “Que a chama do amor de Cristo nunca se apague de vossos corações
fonte   http://www.cnbb.org.br/site/comissoes-episcopais/juventude/7360-bento-xvi-aos-jovens-qa-igreja-precisa-de-vosq

Nenhum comentário:

Postar um comentário