sábado, 6 de agosto de 2011

Presidente da Comissão para a Juventude da CNBB divulga mensagem aos participantes da JMJ

dom-Eduardo-Pinheiro-da-Silva_juventude
O presidente da Comissão Episcopal da Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Eduardo Pinheiro da Silva divulgou uma mensagem aos participantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), de Madri, que fazem parte da maior delegação brasileira já enviada a uma Jornada e uma das dez delegações mais numerosas no evento.
Aos “13 mil irmãos e irmãs brasileiros”, participantes da Jornada Mundial da Juventude 2011, dom Eduardo afirmou que “faltam poucos dias para este bonito, significativo, marcante evento da nossa Igreja, cuja catolicidade chama a atenção de todos”.
“A centralidade em Jesus Cristo, a eclesialidade do encontro, o espírito familiar juvenil chegarão a todos os cantos do mundo com a voz profética de uma Igreja que, acreditando nos jovens, desafia esta sociedade que insiste em defender o consumismo, o hedonismo, o ateísmo, o egocentrismo, a violência, a exclusão, o relativismo”.
Leia a íntegra da mensagem de dom Eduardo Pinheiro abaixo:
Presidente da Comissão Episcopal para a Juventude deixa mensagem aos participantes da Jornada Mundial da Juventude de Madri, que acontece neste mês de agosto.
Caros “13.000 irmãos e irmãs brasileiros”, participantes da Jornada Mundial da Juventude 2011, faltam poucos dias para este bonito, significativo, marcante evento da nossa Igreja, cuja catolicidade chama a atenção de todos.
A centralidade em Jesus Cristo, a eclesialidade do encontro, o espírito familiar juvenil chegarão a todos os cantos do mundo com a voz profética de uma Igreja que, acreditando nos jovens, desafia esta sociedade que insiste em defender o consumismo, o hedonismo, o ateísmo, o egocentrismo, a violência, a exclusão, o relativismo. Neste sentido, ‘somos do contra’! Deus tem a primeira e a última palavra de vida plena para os jovens que buscam concretizar o mais belo desejo do coração humano: ser feliz!
“Sei muito bem do projeto que tenho em relação a vós – oráculo do Senhor! É um projeto de felicidade não de sofrimento: dar-vos um futuro, uma esperança! Quando me invocardes, irei em frente, quando orardes a mim, eu vos ouvirei. Quando me procurardes, vós me encontrareis, quando me seguirdes de todo coração, eu me deixarei encontrar por vós – oráculo do Senhor. Mudarei vosso destino, vou reunir-vos de todas as terras e lugares por onde vos dispersei...” (Jr 29, 11-14).
Teremos momentos muito especiais, todos eles desejados por Deus e organizados pela Igreja que, presente em Madri, nos aguarda de braços abertos.
Meu desejo atual e minhas orações diárias têm sido para que todos nós aproveitemos intensamente de tudo que nos será oferecido.
Queridos irmãos e irmãs, peço a Deus pelos seus preparativos materiais, psicológicos e espirituais. Tenham tranquilas viagens; relacionamentos maduros com todos os que encontrarem pelo caminho... e pelos ares! Vibrem por cada palavra ouvida, soprada pelo Espírito Santo! Não se cansem de louvar ao Pai pelas maravilhas que irão contemplar e experimentar! Renovem sua vocação de discípulos-missionários de Jesus Cristo! Aumentem o amor e o compromisso para com esta nossa Igreja que não se cansa de apostar nos jovens!
Nossas Dioceses, Paróquias, Grupos, Pastorais, Movimentos, Novas Comunidades, Congregações Religiosas, familiares e amigos estarão torcendo, rezando pelo sucesso destes preciosos dias. E eles estarão nos aguardando! Sim! Estarão nos aguardando: renovados em nossa vontade de viver à luz e a serviço do Evangelho que dá sentido a nossa vida e nos motiva para a generosa oferta desta nossa vida à vida de nosso povo, principalmente daqueles irmãos que estão excluídos, desanimados, violentados, distraídos, iludidos. Nossa alegria e vibração, com a graça de Deus e a presença dos irmãos, deverão se transformar em criatividade a favor da vida de todos.
Nossa existência não será mais a mesma depois desta Jornada! Acreditem! Nossa vida cristã não pode ser mais a mesma depois deste presente de Deus!
Estejamos de coração e mente abertos! Perseveremos na vivência dos valores, na busca da unidade, na fidelidade cristã, no amor ao próximo, no compromisso a esta Igreja que é nossa Mãe.
Com Maria e com Ela cantemos, juntos, as maravilhas do Senhor que serão abundantes nestes dias de graça e encanto!
Com estima e bençãos especiais,
Dom Eduardo Pinheiro da Silva
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB e
Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Campo Grande (MS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário