quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Novidade: Presépio guardado há 300 anos é exposto no Equador


Conservado durante 306 anos entre os muros do convento de clausura "del Carmen Bajo de Quito", um presépio com cerca 500 peças feitas no século XVIII se transformou em uma das principais atrações na capital do Equador e pretexto para uma aproximação à vida contemplativa das carmelitas.

As religiosas carmelitas abriram as portas do convento ao público para que aprecie as figuras em uma sala dedicada completamente ao presépio natalino. A cena que representa Herodes e suas dançarinas compreende bonecas de madeira com as quais brincavam as noviças que, no século XVIII, entravam muito cedo na Ordem, segundo explica a guia da exposição Lorena Albán.



“As meninas de 13 ou 15 anos entravam como um dote que a família dava à igreja. Chegavam com suas bonecas de madeira e elas as vestiam”, relatou. No entanto, devido à austeridade exigida nas celas, as noviças não podiam ter consigo suas bonecas, por isso passaram a fazer parte do presépio. Além dessas bonecas e das peças em madeira da Escola Quiteña, de alto perfeccionismo, também aparecem figuras de porcelana doadas ao convento e que destoam do conjunto.

O presépio encena a anunciação do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria, a visita de Maria à sua prima Isabel, o nascimento de Jesus, sua apresentação no templo e sua perda nesse mesmo templo anos depois. Todas estas cenas são recriadas em diferentes regiões do Equador e oferecem uma mostra dos diferentes estilos arquitetônicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário