- "Porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em redenção por muitos." (Mc 10,45)
- "O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância." (Jo 10,10)
- "16 Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele. (Jo 3, 16-17)
A missão de Jesus, portanto é realizar o projeto do Pai, o "Reino de Deus".
"Reino de Deus: é uma das expressões que mais aparecem nas conversas e nas práticas de Jesus. Fez desse projeto o sentido de sua vida. Abraçou-o como missão. Jesus não se pertenceu, mas pertenceu a essa missão, tão bem resumida nas palavras do profeta Isaias, que Jesus leu e assumiu publicamente durante um culto na sinagoga de Nazaré (Lc 4, 14-21). Jesus organizou toda a sua vida e o seu dia a dia em função dessa missão. Seu tempo, suas andanças, seus gestos, suas decisões, suas relações com as pessoas e com a sociedade eram orientados pela missão. Tudo o que fazia e dizia tinha a marca da missão."
(Luís Mosconi: Santas missões populares. pag 120, 121).
Por isso podemos ver como foi a geografia da missão de Jesus:
- Poucas vezes no Templo;
- Frequentemente na sinagoga (que era o lugar de encontro e de culto a sua aldeia, Nazaré), mas contestado e até expulso certa vez;
- Mais presente nos campos, aldeias, povoados, caminhos, praças, margens do lago;
- Sentado à mesa, fazendo dela muitas vezes o seu púlpito;
- Nos lugares considerados impuros;
- Mais na Galiléia "dos pagãos" do que na Judéia;
- Muitas vezes fora da Terra dada em promessa e do Povo eleito.
As santas Missões Populares, portanto, não são mais um trabalho de Igreja , mas se inserem dentro da única missão de Jesus. O que importa não é "fazer" as SMP, mas assumir a sua missão hoje para que seja instaurado o Reino de Deus. Como elas são um meio eficaz para evidenciar a missão de Jesus, nós as assumimos como prioridade das Igrejas do nosso regional NE2.
Fonte: Manual do Missionário, CNBB NE2. pag 5-7.
Amei esse estudo.
ResponderExcluir