quinta-feira, 18 de agosto de 2011

BEM-AVENTURADA SAVINA PETRILLI

Nós Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena que fazemos parte da Família Saviniana, somos chamadas neste ano se 2011-2012 a fazer  memória de sua Vida vivida como Dom no seguimento de Jesus Sacerdote e Vitima. Portanto, celebrar os 160 anos do nascimento de Savina é reviver a grandeza do amor de Deus manifestada na doação de nossas vidas em prol dos irmãos.       
                                                                       
 Mas quem é Savina?
Savina Petrilli fundadora da Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena. Nasceu em uma cidade Toscana entre as mais belas da Itália. Com uma fisionomia toda própria que se distingue de qualquer outra cidade. Siena é formosa no mundo pela beleza dos seus monumentos e pela ópera de arte guardada entre os seus muros antigos. È nesta cidade que nasce Savina no dia 29 de agosto de 1851, filha de Celso Petrilli e Matilde Venturini.
Savina sente desde os primeiros anos de sua vida que Jesus lhe deseja toda para si, e porque compreende que ao Senhor se deve oferecer as primeira primícias, logo oferece o melhor de si mesma, com a ajuda da graça procurou viver sempre em uma grande intimidade com Deus.
Savina era uma pessoa simples, fácil de ser imitada na suas virtudes. É uma “página legível” de busca e realização do projeto de Deus, mediante a oração e o impacto vital com o Evangelho da caridade.
Os anos da sua adolescência e da sua juventude são transcorridos na família entre a escola, o trabalho, o relacionamento com os amigos, o serviço na paróquia.
Essas coisas do seu cotidiano eram sinais profundos da incessante busca da vontade de Deus sobre si mesma.
Savina não contentava com vôos baixos; ao contrário, olhava para o alto, abria-se a grande espaços espirituais e materiais desconhecidos, mas que intui percorrê-los  porque sentia indicada por Deus; era uma jovem apaixonada pela vida e queria vivê-la em plenitude.
No seu físico frágil batia um coração generoso e sensível, voltado para Deus e os irmãos.
Tinha um espírito exuberante, inteligência vivaz, uma força de vontade que compensavam amplamente a fragilidade do seu corpo. Sabia valorizar o “ Ser” e não o “Aparecer”, com São Paulo podia afirmar: Quando me sinto fraca é então que sou forte(2 Cor 12,10).
Savina era uma pessoa enamorada da vida e enamorada de Cristo por isso viveu e colocou como fundamento do carisma de sua família religiosa o centro da santidade de Cristo: a sua Sacerdotalidade.
Por Cristo, com Cristo, e em Cristo se oferece a Deus com o todo o vigor de sua juventude.
Deste amor absoluto emana a sua paixão pelo pobre que há na sua adolescência, a impulsionava a dar um passo na sua história pessoal., a quem sofre na indigência e a quem não tem Deus em sua vida.
A jovem Savina, aos 21 anos de idade tem maturidade que lhe permite realizar o “sonho” que a oração, a meditação da Palavra, a Eucaristia, a busca assídua de Deus tornaram-no sempre mais claro até aparecer o que é realmente: Não um sonho, mas um explícito desígnio de Deus, que pede para fazer-se história com ela e, através dela, em todos aqueles que, ao longo do tempo serão chamados a viver o carisma sacerdotal como caminho privilegiado para ir a Deus e aos irmãos mais pobres e desprezados.
Savina, ao humilde e simples jovem, acolhe o dom de Deus, pronunciando com a vida o seu “ Fiat”, como Maria de Nazaré e torna-se “Mãe do Espírito” de todos os que são pobres de bens, de dignidade e de Deus.
Realiza, com humildade e persistência, um caminho de maturação para tornar-se a mulher, a cristã, a consagrada, que o amor de Deus a chama ser.
O abandono, “última palavra do amor”, impulsiona sempre mais e melhor a sua projeção a o longo da pistas que Deus lhe indica, mediante a direção espiritual que a fez encontrar.
Savina diz que o pobre é todo aquele que sofre que tem razão para chorar, este sim é nosso irmão. A sua realização pessoal passa obrigatoriamente, através do pobre, porque é “Sacramento de Cristo” o pobre paraSavina não é uma pessoa a socorrer, mas o “irmão”, portanto “um conjunto” para amar. Mistério de fé como a Eucaristia (OC 1008).Hoje este amor é continuado através das suas filhas espalhadas por todas as partes do mundo como: Itália, Brasil, Argentina, Índia, Paraguai, Filipinas e Equador.
Savina ultrapassa os confins dos tempos e continua a ser uma proposta para todos aqueles que desejam seguir a Cristo em uma vida fraterna e no serviço dos irmãos. Por isso a você jovem que sente interpelado por Cristo a dedicar-se sua vida a Deus e aos irmãos. Pare! Escute! Pense! E responda ao convite de Cristo em um carisma cujo alicerce é a sacerdotalidade de Cristo.

Irmã Helena Rodrigues Sdp

Um comentário:

  1. Muito bom esse site pois exprime muito da vida de Savina Petrilli

    ResponderExcluir