sábado, 20 de agosto de 2011

DOMINGO (21/08/11): DIA DOS RELIGIOSOS E RELIGIOSAS
          A vocação à vida consagrada nas pegadas de Cristo
         
O Filho é o caminho que conduz ao Pai. Ele chama todos aqueles que o Pai lhes deu, mas a algumas pessoas, pede um envolvimento total que exige um Sim radical à proposta de viver em intimidade com Ele e de assumir os seus sentimentos e a sua forma de vida, como expressão de sua relação com o Pai e com o Espírito Santo. Neste sentido, nos diz Savina: “os conselhos evangélicos são um modo de participar da missão de Jesus, ‘repetindo, a cada momento, o sim de Maria’”.

O chamado de toda existência à vida consagrada está em intima relação com a obra do Espírito Santo. “É Ele que sempre induz novas pessoas a sentirem atração por uma opção de vida tão comprometedora... que suscita o desejo de uma resposta, é Ele que guia o crescimento desse anseio, fazendo amadurecer a resposta positiva e sustentando, depois, a sua fiel realização” (VC 19) .

 “Na medida em que a pessoa consagrada se deixa conduzir pelo Espírito se torna progressivamente “uma pessoa Cristiforme”, prolongando na história a presença de Jesus Ressuscitado” (VC 20).

A vida Consagrada é anuncio do que o Pai, por meio do Filho, no Espírito Santo, realiza com seu amor, sua bondade, sua beleza. A primeira tarefa da vida consagrada é, então “tornar visível as maravilhas que Deus realiza na frágil humanidade das pessoas chamadas.                                                                 

Mais do que com palavras, elas testemunham essas Maravilhas com a linguagem de uma existência vivida de amor e dedicação ao serviço dos irmãos.

A vida religiosa é feita de dois movimentos: descendente e ascendente. Movimento que parte de Deus e atinge o ser humano e que parte do ser humano e atinge Deus. Cada pessoa consagrada deveria saber viver a própria consagração a Deus segundo estes dois movimentos, que são como os movimentos do coração: Sístole e diástole. Os dois movimentos, por isso devem por força, estar ligados entre si.

Há um movimento descendente que parte de Deus e que manifesta o amor de Deus pelo homem e, a vida consagrada fala disso através do “Serviço de caritates”.

A vida consagrada é expressão deste desejo único e verdadeiro que existe no coração do ser humano, que é de ver o rosto de Deus.

Na vida consagrada não se trata apenas de seguir Cristo de todo Coração, amando-O “mais do que o pai ou a mãe, mais do que o filho ou a filha” (cf. Mt 10,37), como é pedido a todo o discípulo, mas trata-se de viver e exprimir isso mesmo com uma adesão “conformativa” a Cristo, da existência inteira. Uma existência “Cristiforme”, proposta a tantos batizados ao longo da historia, só é possível com base numa vocação especial e por um dom peculiar do Espírito.

A Bem-aventurada Savina, nossa fundadora, nos diz: “que sermos chamadas a assemelhar-nos, de modo particular a Jesus, em nossa singular vocação de irmãs dos Pobres é motivo de especial alegria para nós” (OC 187). “A beleza do nosso ideal consiste, precisamente, nisto: O verbo se revestiu de nossa humanidade para que possamos nos revestir de sua divindade” (OC 88).

No olhar de Jesus (cf. Mt 20,21), “imagem do Deus invisível” (cf. Col 1,15), resplendor da gloria do Pai (cf. Heb 1,3), constata-se a profundidade de um amor eterno e infinito que atinge as raízes do ser. A pessoa que se deixa seduzir, não pode deixar de abandonar tudo e segui-Lo (cf. Mc 1,16-20; 2,14; 10,21-28). À semelhança de Paulo, considera todo o resto como “perda, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus,” não hesitando em considerar tudo mais como “lixo, a fim de ganhar Cristo” (Cf. Fil 3,8). “A sua aspiração é identificar-se com Ele, assumindo os seus sentimentos e forma de vida” (VC 18). Portanto, a vida consagrada “imita mais de perto, e, perpetuamente, a forma de vida que Jesus, supremo consagrado e missionário do Pai para o seu Reino, abraçou e propôs aos discípulos que O seguiam” (VC 22). “Jesus é o modelo único e perfeito, dado pelo próprio Deus a todos os Cristãos...
Sua vida foi a manifestação evidente de sua doutrina e dos sentimentos que o animaram” (OC 181).                                                                                                                                   

Queridas religiosas parabéns pelo nosso dia que Deus nos ajude a vivermos cada dia, com fidelidade a nossa Consagração.

E você Jovem o que está esperando para responder o convite do Senhor que Chama através da Vida religiosa?  Coragem! Deus te Chama.

 Irmã Helena Rodrigues Sdp

Nenhum comentário:

Postar um comentário