segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Vocação: Chamado à Felicidade
Vocação vem do latim (Vocare) que significa Chamado: O nosso chamado atua sempre no segredo do coração, neste espaço do espírito onde cada um de nós se encontra com o Deus amor.Deus também fala e se comunica. Seria impensável um Deus que não se importasse conosco. Jesus afirma que Deus cuida até de um fio de cabelo de nossa cabeça (Lc 21,18).  Deus fala conosco. O problema da comunicação com Deus não está Nele, mas em nós. Deus é como uma emissora de radio que sempre irradia. Mas, o ouvinte pode não sintonizar direito ou preferir outras vozes. Falar, Deus fala, Agir, Deus age.
         No mês de agosto a Igreja festeja o mistério do Deus que Ama, junto ao mistério do Deus que chama. É o Mês das Vocações. O amor e o chamado são inseparáveis. Quem ama quer se comunicar e quer o outro por perto. Por isso não há filho de Deus que não seja chamado ao amor, à felicidade e, juntos a este chamado vital, entre centenas e milhares de outros chamados cotidianos.    São muitas as vocações, Deus está sempre Chamando. Mas como há muitos filhos que se rebelam, não ligam ou não entendem o chamado dos pais, também há vocacionados que dizem não a Deus, até porque, não é fácil dizer sim o tempo todo. Vocação lembra um grande amor, renúncia, serviço, humildade, perdão, paciência e ternura. Nem todas as pessoas estão dispostas a amar a este ponto.
      O mês das vocações vem lembrar essas verdades. Há um Deus que ama e que chama sempre. Mas, a resposta não depende d’Ele; depende daquele que é chamado.  Aquele que é chamado deve está sempre em atitude de silêncio, escuta,  para poder discernir a voz de Deus. Mas, Deus chama quem? Por quê? Deus chama o homem e a Mulher, porque só o homem e a mulher podem responder ao chamado. O primeiro chamado de Deus,  é o chamado à vida, o chamado a existência. Deus nos chama antes de tudo para ser pessoas humanas realizadas e felizes e não faz distinção.  O chamado é um dom gratuito de Deus.
      O Segundo chamado,  recebemos no dia do nosso batismo, Deus nos chama a ser cristãos. Com o Batismo, somos chamados a seguir Cristo, graça essa, que nos ajuda a descobrir que somos chamados por Deus para uma vocação especifica e bem concreta.
      Dentro da vocação batismal, nasce a vocação dos discípulos de Cristo. Cristo nos convida a nos encontrar e ser Um com Ele e, nesta convivência com Cristo, os discípulos descobre duas coisas importantes:  “Não foram eles que  escolheram Cristo mas, foi Cristo que os escolheu” .
·                     Jesus  não os escolheu para ficarem com Ele, mas também, para enviá-los a pregar o Evangelho. Cristo nos da a liberdade para escolher a nossa vocação que corresponda com o meu chamado.  Todas as vocações são belíssimas e todas são importantes, nenhuma é melhor do que a outra porque, todas são expressões do amor e da liberdade de Deus para cada um de nós. Porém como não podemos abraçar todas ao mesmo tempo, temos que fazer a escolha daquela que mais se identifica comigo e que possa responder com generosidade à missão que Deus tem preparado para mim.
Dentro dessas vocações temos:
Matrimonial,Sacerdotal , Religiosa (os) e  Laical, ou seja, a vocação do leigo.
·                     Vocação Matrimonial é uma manifestação privilegiada da fidelidade de Deus e da aliança que Ele nos propõe, ou seja, é o amor que une duas pessoas para formar uma família.
·                     Vocação Laical é um chamado especial do qual somos convidados a assumir as variadas tarefas da igreja  com  competência e responsabilidade.
·                     Quem são os leigos? São todos aqueles que fazem uma escolha na Vida e, se sentem  felizes e realizados .
·                     Vocação Sacerdotal e Religiosa (os) São os que fazem opção para seguir a Cristo, através da consagração da vida  a Ele, como Religiosa (o) ou sacerdote. Na vida sacerdotal, existe duas dimensões: Padres Religiosos ou Diocesanos.
- Padres diocesanos são aqueles que vivem em uma diocese e fazem os seus votos de castidade e obediência ao seu bispo.
-Padres Religiosos São aqueles que vivem em uma comunidade religiosa e fazem os três votos de pobreza, castidade e obediência.
* A vida religiosa é aquela em que se vive em uma comunidade e, como os padres religiosos, os seus membros fazem os três votos de castidade, pobreza, e obediência.
A vida religiosa pode ser de vida ativa-contemplativa e contemplativa.                                                                                      As religiosas (os) ativa-contemplativa ,são aquelas que trabalham no meio do povo e as contemplativas , são as monjas que vivem rezando e trabalhando dentro do próprio convento.
Queridos Jovens se você sente que Deus Lhe Chama para uma vida de total doação a Ele e os irmãos , Não tenhas medo ! Coragem!Cristo te Chama, aceite o seu convite ou melhor escancarai as portas do teu coração .

Irmã Helena Rodrigues ,Sdp

Nenhum comentário:

Postar um comentário