sábado, 20 de agosto de 2011

Bento XVI se encontra com religiosas e professores universitários


JMJ_-_Bento_XVI_1MADRI - O papa Bento XVI cumpriu uma extensa agenda na manhã desta sexta-feira, 19, na visita que faz a Madri por ocasião da Jornada Mundial da Juventude. Após visitar o rei da Espanha, Juan Carlos, e a rainha Sofia, Bento XVI se dirigiu a El Escorial onde se encontrou, primeiro, às 11:30h (horário local) com jovens religiosas e, às 12h, com jovens professores universitários.
O papa falou às religiosas sobre a radicalidade da vida consagrada e lembrou Rosa de Lima e Rafael Arnáiz, jovens patronos desta Jornada. “Face ao relativismo e à mediocridade, surge a necessidade desta radicalidade que testemunha a consagração como uma pertença a Deus sumamente amado”, disse o papa.
“A radicalidade evangélica exprime-se na missão que Deus vos quis confiar. Desde a vida contemplativa que, na própria clausura, acolhe a Palavra de Deus em silêncio eloquente e adora a sua beleza na solidão por Ele habitada, até aos mais diversos caminhos de vida apostólica, em cujos sulcos germina a semente evangélica na educação das crianças e jovens, no cuidado dos doentes e idosos, no acompanhamento das famílias, no compromisso a favor da vida, no testemunho da verdade, no anúncio da paz e da caridade, no trabalho missionário e na nova evangelização, e em muitos outros campos do apostolado eclesial”, acrescentou Bento XVI.
Já no encontro com os universitários com quem falou da sobre a missão do professor universitário, que deve se voltar para a busca da verdade. “A universidade foi e deve continuar sendo a casa onde se busca a verdade própria da pessoa humana”, disse o papa.
“Por isso, encarecidamente vos exorto a não perderdes jamais tal sensibilidade e encanto pela verdade, a não esquecerdes que o ensino não é uma simples transmissão de conteúdos, mas uma formação de jovens a quem deveis compreender e amar, em quem deveis suscitar aquela sede de verdade que possuem no mais fundo de si mesmos e aquele anseio de superação. Sede para eles estímulo e fortaleza”, exortou o papa.
À noite, às 19:30h, o papa tem seu segundo encontro com a juventude, de novo na Praça Cibeles, onde acontece a Via-Sacra. Antes, ainda, Bento XVI cumpre agenda às 17:30h (horário local) com o presidente do Governo, na residência da Nunciatura Apostólica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário