segunda-feira, 12 de março de 2012

Exclusivo ! Secretária de Saúde fala ao Blog, sobre o caso de Gripe Suína, confirmado em Jardim do Seridó.


.
Atendendo a pedidos de leitores, em entrevista exclusiva ao Blog Cristiforme, a Secretária de Saúde de Jardim do Seridó, Zuíla Coutinho, recebeu-nos na tarde desta segunda-feira(12) em sua residência a fim de tirar  as dúvidas mais frenquentes a respeito do Vírus H1N1, que já tem um caso confirmado no município de Jardim do Seridó. Confira!

O que é o vírus H1N1 e quais são as formas de contágio?
    “ É uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus A (H1N1) ...Assim como a gripe comum, porém pode-se agravar, dependendo do fator de risco ( pessoas com doenças crônicas, crianças, idosos, gestantes entre outros.).
      O contágio se dá através de tosses, espirros, secreções respiratórias de pessoas infectadas.”

Sabe-se que o vírus  causa muitos problemas ao organismo do ser infectado, a Sra. Poderia citar alguns deles, além das formas de prevenção?
    “ Os sintomas são parecidos com a de uma gripe normal, o paciente infectado vai sofrer com a febre alta...geralmente acima de 38 graus, tosse, dores nas articulações, garganta, cabeça e dificuldade respiratória...Podendo causar problemas em vários orgãos do corpo humano, dentre eles, o coração, os pulmões e rins.
    Neste momento é importante que todos redobrem o cuidado com a higienização, lavando sempre as mãos, evitando o contato das mesmas com os olhos, boca e nariz, pois é por onde o vírus entra no organismo humano. Além claro, de lugares aglomerados e ambientes fechados, já que isso aumenta a probabilidade do contágio.”
Já foi dectado algum outro caso, ou até agora só está confirmado um?
     “ Até o momento só um caso foi confirmado, porém é um caso isolado, visto que, a mesma fazia parte do grupo de risco, por ser gestante, ela teve contato com pessoas de diferentes cidades, pois no período do carnaval estava trabalhando em uma farmácia e pode ter contraído devido ter entrado em contato com pessoas que estavam portando o vírus.
     Nós recomendamos que as pessoas que adquirirem a gripe comum procurem rapidamente atendimento médico...Não fiquem se automedicando.”

A população jardinense ao saber da confirmação do caso ficou muito preocupada, por isso caso o município venha a enfrentar um surto, o mesmo está preparado?
    “Estamos sim, o município já foi notificado pelo Setor de Epideomologia do Estado...E possívelmente quarta-feira às 10h na Câmara Municipal vai acontecer uma palestra com os técnicos da SESAP (Secretaria Estadual de Saúde Pública) , para que sejam tiradas todas as dúvidas da população jardinense.”

Para finalizar a entrevista a Secretária destacou que  “As pessoas tenham os devidos cuidados quanto a prevenção e a proteção, em caso dos sintomas que relatei, procure imediatamente atendimento médico.”Afirmou.

Por Soraya Roberta,
Da redação


Um comentário: