quarta-feira, 14 de março de 2012

Subcoordenadora Epidemiológica do RN ministrou Palestra hoje (14) em Jardim do Seridó


Como a Secretária Municipal de Saúde, a Sra. Zuíla Coutinho, já tinha antecipado  ao blog em entrevista , na manhã desta quarta-feira (14), em Jardim do Seridó, na Câmara Municipal de Vereadores , às 10h, aconteceu uma palestra ministrada por Juliana Araújo, subcoordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria  Estadual de Saúde ( SESAP).

Durante a palestra toda comunidade pôde participar tirando suas dúvidas, as mais frenquentes eram a respeito do uso da máscara, que segundo Juliana só é necessário para aquelas pessoas que trabalham na área da saúde e para quem está com gripe, já que ela se torna descartável e sem função a partir do momento em que é contaminada com qualquer microorganismo, que pode entrar em contato com o ser humano, pelas vias aéreas, através de um abraço e/ou aperto de mão por meio de pessoas que carregam com si o vírus, por isso recomenda-se também que todos mantenham uma boa higienização, lavando com frenquência as mãos além de uma séries de cuidados.

A subcoordenadora afirmou ainda que a população jardinense não precisa entrar em Pânico, já que a paciente confirmada com o vírus foi devidamente tratada, no início da doença, e como até agora não surgiu nem um outro caso já que "sabemos que  houve um forte número de casos de pessoas que griparam após o carnaval, porém isso se dá ao período sazonal . E com a confirmação do caso de “gripe suína” em Jardim do Seridó, já passa para 7 o número de  pessoas infectadas com o vírus em nosso estado.”  

O evento contou ainda com  a presença de alguns vereadores do respectivo município, funcionários da saúde, comunidade civil, estudantes, educadores, secretários da cidade, representantes de cidades vizinhas entre outros.
Para finalizar a palestra,Juliana agradeceu  a presença de todos recebendo uma forte salva de palmas dos presentes que apesar de ser horário de almoço lotaram a câmara.

Clique Aqui e leia a nota emitida pela Secretaria Estadual de Saúde.

Entrevista com a subcoordenadora do SESAP - Juliana Arújo

Cristiforme: Juliana, estamos diante da Campanha da Fraternidade, e durante esse ano o tema é referente à Saúde Pública, você poderia falar como está o sistema epidemiológico do estado, em relação às doenças, se aumentou em consideração aos outros anos ou diminuiu?
Juliana: A epidemiologia é o setor da saúde pública, que serve para informar a população de qualquer doença ou de qualquer agravo... que cause dano à saúde. Então, as informações são coletadas através dos municípios, cada secretaria municipal informa as doenças que estão acontecendo em seu município, a gente faz o consolidado (solidificação) e  divulgamos esses dados de acordo com o boletim que está disponível no site da secretária (Clique Aqui).
As doenças que são sazonais (se agravam em algumas regiões do ano) estão em evidência, e tem as doenças que tem o ano todo, como a tuberculose, ranceniase, a hepatite B, então, assim, a gente tem que trabalhar a população informando para ela conhecer o que é saúde pública e que procure trabalhar em parceria com a saúde, cuidando da sua higiene pessoal e também procurando um serviço médico quando for necessário.
Cristiforme: Você acha que devido os elementos da mídia terem noticiado tanto nesses últimos dias referente à Influenza A, gerou um pânico maior relacionado a essa doença? Por que, como você falou a Hepatite que, infelizmente não é tão anunciada, e a população não é tão informada. O que você acha?
Juliana: Tudo que é novo assusta! Certo? Primeiro isso, a H1N1 é um vírus novo, de 2009, novinho tem três anos. Então toda a vez que surgir surtos de H1N1 vai assustar a população daquele município. O que é que a gente tem que fazer sobre isso? Esclarecimento, dizer que a H1N1 é um vírus novo, mas que ele se comporta como vários outros tipos de vírus causadores da gripe e que podem desenvolver os mesmos sintomas; pode agravar, pode levar a óbito, mas também pode ser um vírus que seja adquirido e seja totalmente assintomático, a pessoa não presencie nenhum sintoma e seja curável.
Cristiforme: Para finalizar, você poderia deixar uma mensagem para os leitores do blog cristiforme?
Juliana: A mensagem é que: A saúde pública é feita pelo público, pela população, então cada pessoa é responsável também pela sua saúde e pela saúde coletiva, dos seus parceiros, de seus companheiros. Então., é para você conhecer, você se apoderar do conhecimento daquela doença, daquele agravo que está acontecendo em sua casa, sua comunidade, para que você trabalhe também a saúde púbica informando aos responsáveis. Então, esta questão é da informação, que eu deixo bem focada para que a gente trabalhe e aja impacto na redução de casos de doenças.
Cristiforme: Muito Obrigada Juliana, e parabéns pelo seu trabalho.

Por : Soraya Roberta e Judson César

Um comentário: