Representantes de assessorias de comunicação das arquidioceses
brasileiras foram convidados para virem ao Rio de Janeiro, nos dias 25 e 26 de
junho, com o objetivo de reunirem informações sobre a Jornada Mundial da
Juventude Rio2013. Eles também puderam conhecer algumas ações estratégicas que
já estão ocorrendo antes da Jornada.
No primeiro dia do encontro, o presidente do Comitê Organizador Local (COL) e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, acolheu os participantes, sinalizando a importância de contar com a unidade da Igreja no Brasil em preparação – sobretudo espiritual – para a Jornada que irá acontecer no Rio, em julho do ano que vem.
Na parte da manhã o coordenador de pós-graduação no departamento de Comunicação da PUC-Rio, Miguel Pereira, falou aos participantes sobre o processo da comunicação e as conexões com a juventude e o vice-presidente do COL, Dom Antonio Augusto Dias enfatizou o alcance do trabalho com os jovens.
Imagens oficiais e Comunicação nas Redes
No período da tarde, após a visita ao COL, o encontro teve continuidade no Colégio Regina Coeli, na Tijuca, zona norte da cidade. Uma conversa conduzida pelo setor de comunicação do COL apresentou aspectos fundamentais que deverão receber a atenção dos comunicadores diocesanos pelo Brasil. O diretor do setor, padre Márcio Queiroz, enfatizou os cuidados com o uso da marca oficial em produtos e materiais de divulgação.
A presença da JMJ no ambiente digital também foi um dos focos da conversa entre os comunicadores. Os membros dos COL apresentaram aos representantes das assessorias as redes sociais oficiais da Jornada (twitter, facebook, flickr, youtube, tumblr). Padre Queiroz destacou que as redes são muito fragmentárias e o ideal é que os jovens possam convergir para o acesso aos espaços oficiais. “É ali que estarão as informações seguras”, enfatizou.
Tendo em vista as diferentes dinâmicas de preparação da Jornada pelo Brasil afora, padre Márcio aproveitou para fornecer várias informações acerca das ações pré-jornada que acontece em todo o país com a peregrinação pelas dioceses brasileiras dos símbolos das Jornada: a Cruz e o ícone de Nossa Senhora.
O sacerdote também falou sobre a Semana Missionária, explicando que ela será uma forma de as dioceses em todo o país se abrirem para receber estrangeiros antes da JMJ Rio2013. “Será uma oportunidade para que o jovem estrangeiro conheça a realidade eclesial em outra região do Brasil e que ele seja um missionário ali também.”
Ao fim do primeiro dia do encontro, os representantes das assessorias de comunicação de arquidioceses brasileiras foram levados à praia da Copacabana, para visitarem um dos locais que vai receber Atos Centrais da JMJ Rio2013.
No primeiro dia do encontro, o presidente do Comitê Organizador Local (COL) e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, acolheu os participantes, sinalizando a importância de contar com a unidade da Igreja no Brasil em preparação – sobretudo espiritual – para a Jornada que irá acontecer no Rio, em julho do ano que vem.
Na parte da manhã o coordenador de pós-graduação no departamento de Comunicação da PUC-Rio, Miguel Pereira, falou aos participantes sobre o processo da comunicação e as conexões com a juventude e o vice-presidente do COL, Dom Antonio Augusto Dias enfatizou o alcance do trabalho com os jovens.
Imagens oficiais e Comunicação nas Redes
No período da tarde, após a visita ao COL, o encontro teve continuidade no Colégio Regina Coeli, na Tijuca, zona norte da cidade. Uma conversa conduzida pelo setor de comunicação do COL apresentou aspectos fundamentais que deverão receber a atenção dos comunicadores diocesanos pelo Brasil. O diretor do setor, padre Márcio Queiroz, enfatizou os cuidados com o uso da marca oficial em produtos e materiais de divulgação.
A presença da JMJ no ambiente digital também foi um dos focos da conversa entre os comunicadores. Os membros dos COL apresentaram aos representantes das assessorias as redes sociais oficiais da Jornada (twitter, facebook, flickr, youtube, tumblr). Padre Queiroz destacou que as redes são muito fragmentárias e o ideal é que os jovens possam convergir para o acesso aos espaços oficiais. “É ali que estarão as informações seguras”, enfatizou.
Tendo em vista as diferentes dinâmicas de preparação da Jornada pelo Brasil afora, padre Márcio aproveitou para fornecer várias informações acerca das ações pré-jornada que acontece em todo o país com a peregrinação pelas dioceses brasileiras dos símbolos das Jornada: a Cruz e o ícone de Nossa Senhora.
O sacerdote também falou sobre a Semana Missionária, explicando que ela será uma forma de as dioceses em todo o país se abrirem para receber estrangeiros antes da JMJ Rio2013. “Será uma oportunidade para que o jovem estrangeiro conheça a realidade eclesial em outra região do Brasil e que ele seja um missionário ali também.”
Ao fim do primeiro dia do encontro, os representantes das assessorias de comunicação de arquidioceses brasileiras foram levados à praia da Copacabana, para visitarem um dos locais que vai receber Atos Centrais da JMJ Rio2013.
Fonte: http://acidigital.com
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