quarta-feira, 14 de março de 2012

Salvador recorda os 20 anos da morte de Ir. Dulce


 Foi celebrada nesta terça-feira (13) uma Santa Missa pelos 20 anos de falecimento da Beata Irmã Dulce. A celebração foi presidida pelo Arcebispo emérito Cardeal Geraldo Majella Agnelo, no Santuário da religiosa baiana, em Salvador (BA). Fiéis e admiradores da vida e da obra da Bem-aventurada Dulce dos Pobres participaram da celebração.

Nascida em 26 de maio de 1914, na cidade de Salvador, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, o Anjo Bom do Brasil, faleceu no dia 13 de março de 1992, aos 77 anos, no Convento Santo Antônio, no bairro de Roma. O interesse pela vida da religiosa começou a se manifestar já no início da adolescência, quando aos 13 anos de idade já atendia doentes no portão de sua casa, no bairro de Nazaré.

Em 1933, a jovem ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em São Cristóvão (Sergipe). No mesmo ano recebeu o hábito e adotou, em homenagem à sua mãe, o nome de Irmã Dulce. A religiosa, beatificada em maio de 2011 e atualmente em processo de Canonização, fundou em 1959 as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

A instituição abriga hoje o maior complexo de atendimento 100% gratuito em saúde do país, com mais de 5 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano. A entidade é formada por 17 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas de Saúde, Assistência Social e Educação, dedicando-se ainda à Pesquisa Científica, Ensino Médico e preservação e difusão da história de sua fundadora. 
 Fonte: Acidigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário