quinta-feira, 29 de março de 2012

Cardeal Rylko: "A cidade do Rio, palco da JMJ 2013, é de uma beleza extraodinária"

Rocca di Papa (RV) - Teve início na manhã desta quinta-feira em Rocca di Papa, nas proximidade de Roma, um encontro promovido pelo Pontifício Conselho para os Leigos com os agentes da PJ de todo o mundo. Um encontro de reflexão sobre as JMJ em preparação da JMJ Rio 2013. O encontro, que se encerra no dia 1º de abril, reúne delegados de 98 Países, e os comitês organizadores da JMJ Madri 2011 e a do Rio 2013. Os trabalhos iniciaram com a saudação do Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko.

Nas suas palavras de introdução o Cardeal Rylko falou sobre o programa de trabalhos do encontro durante o qual serão recordados “os inesquecíveis momentos da JMJ de Madri 2011”. Na capital espanhola, mais de um milhão de jovens, provenientes de várias partes do globo, deu um testemunho de fé que impressionou o mundo inteiro. “Os jovens reunidos na Praça de Cibeles e em Quatro Vientos gritaram um decidido “sim”: a fé é possível também hoje, ou melhor, é a aventura mais bonita que possa ocorrer na vida! Foi uma verdadeira epifania de uma Igreja jovem, cheia de alegria e impulso missionário”, disse o Cardeal Rylko.

Mas a grande peregrinação dos jovens nas pegadas do Sucessor de Pedro continua. Por isso nesta sexta-feira será a vez do JMJ Rio 2013. Após 25 anos, isto é, depois de Buenos Aires, na Argentina, em 1987, a JMJ retorna à América Latina, continente jovem. E torna com o tema: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações...” (Mt 28, 19), inserindo-se assim no grande projeto da missão continental promovido pela V Conferência do Episcopado Latino-americano e Caribe em Aparecida.

Serão o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, e a sua equipe a apresentar os trabalhos até agora realizados para a JMJ do próximo ano.

Cardeal Rylko recordou ainda que semanas atrás teve o prazer de visitar o Rio e que pode assegurar que o Comitê Organizador Local está trabalhando de modo excelente e com grande entusiasmo. Há uma colaboração exemplar entre a Arquidiocese do Rio e a Conferência Episcopal Brasileira, fator esse muito importante, porque não podemos esquecer – acresentou o purpurado – de que o Brasil é um país gigante, um continente! E coordenar a pastoral em todo o país não é fácil!

O Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos citou ainda as autoridade civis da cidade do Rio e do Estado, recordando a colaboração das mesmas de modo eficaz neste caminho de preparação.

Destacou em seguida que neste momento está se realizando por todo o Brasil a peregrinação da Cuz da JMJ e do Ícone de Nossa Senhora, que está produzindo frutos espirituais extraordinários. A cidade do Rio, que será o palco do grande evento de 2013, é de uma beleza extraodinária, confidenciou o Cardeal: “o Cristo Redentor do Corcovado, o Pão de Açucar, as praias de Copacabana e de Ipanema... E olhando para a imponente estátua do Cristo Redentor no Corcovado podemos ver a essência mesma da JMJ: é Cristo com os braços abertos num gesto de amor e de acolhida o verdadeiro centro deste evento, é Ele que os jovens desejam encontrar”.

Como dissemos antes, os trabalhos desta sexta-feira serão dedicados ao evento do Rio de Janeiro. As motivações, os desafios e as expectativas da Jornada Munidal serão apresentados pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, pelo presidente da Comissão episcopal da Juventude do Brasil, Dom Eduardo Pinheiro da Silva e pelo Padre Carlos Sávio, responsável pelo Setor Juventude da CNBB. O dia termina com a Santa Missa e um espetáculo muscial do Padre Zezinho.

Sábado, 31, será dedicado à reflexão sobre o tema: “Formar os jovens: uma missão prioritária da Igreja”. (SP)
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário