quinta-feira, 12 de abril de 2012

Cartaz manual: a arte que comunica

Os pequenos meios de comunicação são tão importantes, no trabalho pastoral, quanto os grandes meios. O cartaz, por exemplo, serve tanto para decorar o ambiente, como para informar. Nele, a criatividade e a arte andam juntas. As cores, as letras, o formato e todos os recursos visuais que o cartazista utiliza são importantes. Antes de fazer um cartaz, pense como ele vai ser para comunicar melhor.
A cor da tinta ou do pincel atômico que você vai utilizar para fazer as letras deve ser diferente da cor do papel. Assim: se você vai fazer letras vermelhas, escolha uma cartolina branca, azul, amarela ou verde. Nunca uma cartolina rosa. Isso se chama contraste de cores. Se você utiliza cartolinas de cores escuras, procure fazer letras brancas, com tinta ou papel recortado.
Evite separar as sílabas da palavra. Palavras cortadas, num cartaz, ficam de difícil entendimento e atrapalham a estética. É melhor medir o espaço, antes de começar a abrir o letreiro. As letras, também, precisam ser bem desenhadas e do mesmo tamanho, a não ser que você queira dar um efeito artístico. Mesmo assim, cuide para que ele fique atrativo e de fácil entendimento.
Não escreva demais no cartaz. Escreva frases curtas, claras e diretas. Não confunda cartaz com carta. No cartaz, os desenhos, fotografias, figuras e colagens assumem grande importância. Muitas vezes, as imagens falam mais do que as letras. Palavras e imagens devem se complementar em harmonia.
Há muitos recursos que podem lhe ajudar a fazer um cartaz criativo e atraente:
1. Revistas, jornais e outros impressos – para recortar palavras e figuras e fazer colagens;
2. Giz de cera, tinta guache e outros – para trabalhar com as cores. Pintar;
3. Tesoura e estilete – para cortar os cartazes em formatos variados: arredondados, ondulados diagonais e outros;
4. Cola – para as colagens;
5. Réguas e compassos – para medir, desenhar, dar formas; Existem muitos outros materiais que você pode utilizar para fazer um cartaz muito mais criativo: tecido, verniz de madeira, embalagens vazias, pedrinhas, sementes, folhas dessecadas etc.
Depois de pronto, escolha o melhor local para afixar os cartazes: um local visível, claro, onde as pessoas dão com a vista ao entrar no ambiente. Renove-os sempre. De acordo com o tipo de informação, mude-os a cada semana ou a cada mês.
Por: Francisco Morais
Fonte:Diocese de Caicó

Nenhum comentário:

Postar um comentário