sexta-feira, 13 de julho de 2012

Cristiforme entrevista o Diácono Transitório Cláudio Dantas


 
No dia em que o Senhor Bispo Diocesano de Caicó, Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, estará, por meio da intercessão da Igreja e pela sua imposição de mãos, ordenando seis neo-sacerdotes da diocese, o Cristiforme traz para você uma entrevista exclusiva com o diácono Transitório Cláudio Dantas, um dos seis neo-sacerdotes que estarão sendo ordenados hoje.
Confira a Entrevista abaixo:
Cristiforme: Você é de Jardim do Seridó-RN, quem é sua família?
Diác. Cláudio Dantas: Sim, minha família materna é dos Dantas. Minha mãe é Maria Dantas de Oliveira, mais conhecida como Maria de carrim de Zé Fernandes ou Maria de galego de Josué. E pela parte paterna sou da família Fernandes, meu pai é Carlos Fernandes de Oliveira (Carrim de Zé Fernandes). Sou o quinto filho de uma família de 8 (oito) irmãos:  Carlos Fernandes (Carlos do CSU), Fernando Carlos (nandinho), Maria Carla (Cacá de novo de Wilde), Vera Lúcia (casada com pequeno do Bar O Canal), Carmen, Maria Cristina, Vaneide e Camilla. Também meu avô galego de Josué (galego da sola) e meu tio Fernando Dantas [Fernando da Rural] (in memorian) era muito conhecido.
Cristiforme: Onde você estudou em preparação para o sacerdócio?
Diác. Cláudio Dantas: Entrei para o seminário diocesano Santo Cura D’Ars de Caicó-RN em 2002, fiz o propedêutico (1º ano de seminário) e nesse período estudei no CDS fazendo cursinho pré-vestibular; no ano de 2003 comecei o curso de filosofia na UERN (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte) e em 2008 fui estudar teologia no seminário diocesano de São Pedro em Natal até 2011.
Cristiforme: Onde você está estagiando?
Diác. Cláudio Dantas: Estou estagiando na Paróquia de São João Batista em São João do Sabugi-RN e residindo na cidade de Ipueira-RN. Está sendo uma experiência muito positiva, uma vez que o padre Joaquim José de Oliveira me deixa bem à vontade para desenvolver o trabalho pastoral e, ao mesmo tempo, me incentiva e apoia.
Cristiforme: Quais suas expectativas para o sacerdócio?
Diác. Cláudio Dantas: Minha expectativa é a melhor possível, estou muito feliz e realizado na vocação ao qual fui chamado e espero com a graça de Deus corresponder à confiança dos formadores e não decepcionar o povo de Deus, que espera muito de todos nós ordenados.
Cristiforme: Como surgiu a sua vocação?
Diác. Cláudio Dantas: Não tem uma data, mas alguns acontecimentos foram fundamentais para que eu descobrisse a minha vocação como: Os encontros preparativos para o sacramento da Crisma, o grupo de Louvor e os vicentinos. Mas o que fez o meu coração bater mais forte foi quando eu participei da ordenação sacerdotal dos padres: Aldo Souto, Benedito e Jailson. Logo comecei a participar dos encontros vocacionais, a visitar o seminário, ter contato com os seminaristas e, assim, cada vez mais ia me identificando com esse estilo de vida. Daí foi só uma questão de tempo para eu entrar no seminário, jamais esquecerei aquele dia e os momentos vividos, foi uma experiência incrível conviver com pessoas tão diversas, aprendi e cresci muito como pessoa.
Cristiforme: Que conselho você daria para os jovens que se sentem chamados ao sacerdócio?
Diác. Cláudio Dantas: Toda vocação é bela é vem do coração do nosso Deus, mas como dizia Santo Cura D’Ars: “ O sacerdote é o amor do Coração de Jesus”. Então digo a todos os jovens que como eu sente-se chamados a vida sacerdotal que não tenham medo de deixar tudo que nos impede de seguir Jesus mais de perto e de modo radical, pois como falou o papa beato João Paulo II: “Ele (Cristo) não nos tira nada, ao contrário, nos dá o verdadeiro sentido da vida”.
Digo que vale a pena, apesar de ainda não ser padre que é indescritível o carinho que o povo de Deus tem pelos consagrados e por todos aqueles que estão nesse caminho, isso eu falo pela experiência do seminário onde as pessoas já olham para nós como futuros padres e assim nos tratam como tais. E agora como diácono vejo como o povo me respeita e estima.
Portanto, se você jovem sente esse desejo de servir a Deus e aos irmãos como sacerdote, participe da vida da sua Igreja, procure o padre da sua cidade e peça para participar dos encontros vocacionais para que você tenha um acompanhamento por parte da equipe vocacional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário