segunda-feira, 30 de julho de 2012

Novena na Espanha marca preparação para ano da Fé


A poucos meses do início do Ano da Fé, muitas são as atividades preparativas a este tempo de graças que a Igreja mundial comemorará a partir do próximo mês de outubro. Na Espanha, uma dessas atividades será a Novena a Nossa Senhora de Covadonga, Padroeira de Astúrias, que será realizada de 30 de agosto a 7 de setembro.

O núncio apostólico na Espanha, Dom Renzo Fratini, será o encarregado de abrir a oração da Novena, que tem como tema "Maria feliz tu que há crido!", com a intenção de preparar o caminho para o Ano da Fé. Nos dias posteriores, a pregação do novenário ficará a cargo dos arciprestes asturianos, e no domingo, 2 de setembro, do arcebispo de Oviedo, Dom Jesús Sanz.

Estes nove dias dedicados à Virgem de Convadonga terão início às 18h com a celebração eucarística na Basílica local e seguirão com a prece do Santo Rosário em procissão com a imagem até a gruta onde ela é venerada.

Nossa Senhora de Covadonga, "A Santinha"

A Virgem de Covadonga, que é conhecida como "A Santinha", é uma devoção mariana cuja imagem está situada em uma gruta em Covadonga, no Principado de Astúrias, razão pela qual é sua padroeira. A imagem, talhada sobre madeira de carvalho, data do século XVI e mede cerca de 72 cm de altura. O menino que carrega sobre a mão esquerda foi colocado no ano de 1704.

A devoção a Nossa Senhora de Covadonga está especialmente arraigada no povo asturiano e é vivenciada particularmente pelos emigrantes espanhóis, que após afastarem-se um tempo de sua terra natal, "sentem como um dever cordial ajudar a cidade de Covadonga, como se ajuda o lar da Mãe", como se destaca na página web do Santuário de Nossa Senhora de Covadonga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário