quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Jovens dos cinco continentes já começam a se inscrever para a JMJ


Com menos de 24 horas após a abertura das inscrições, cerca de 220 grupos já se cadastraram para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que irá ocorrer de 23 a 28 de julho de 2013 no Rio de Janeiro. O primeiro inscrito na jornada é o Papa Bento XVI que será também o grande anfitrião do evento. 

"Para nossa alegria jovens dos cinco continentes fizeram inscrição", comemorou a diretora do setor de Inscrições da JMJ Rio2013, irmã Shaiane Machado. "Temos peregrinos inscritos dos Emirados Árabes Unidos, China, África do Sul, Alemanha, Argentina, Aruba, Austrália, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, Polônia, México, Indonésia, Chile, Colômbia, Dominica, El Salvador, Equador, França, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, Suíça, Uruguai e Venezuela", enumerou. 

Do total de grupos inscritos, 112 são do Brasil. A informação foi divulgada nessa quarta-feira, 29, durante uma entrevista coletiva sobre o lançamento das inscrições, na sede da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

O arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, garantiu: "Já vivemos o clima da JMJ". Para ele, a abertura das inscrições de peregrinos representa um "passo importante" para a realização do evento. "A Jornada é um investimento na juventude, construindo valores mais humanos e solidários para fazer a diferença na sociedade", afirmou. "E a Igreja é chamada a estar junto nesta construção".

O coordenador-geral da JMJ Rio2013, monsenhor Joel Amado, classificou a Jornada como um "evento maior do que se pode perceber". Ele explicou: "Há um grau de concentração de pessoas muito grande e vai deixar um conjunto de legados". Estes são, enumerou ele, humano, social e econômico. "O convívio cultural e inter-religioso, a união entre os voluntários são exemplos do legado humano", disse. "O social é um projeto de prevenção e recuperação de dependentes químicos. Economicamente, teremos geração de emprego, aumento na demanda do comércio e serviços da cidade", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário