terça-feira, 5 de junho de 2012

Jovens se reúnem em Adoração presidida pelo Arcebispo do Rio para rezar pela JMJ 2013


Neste último sábado, 02 de junho, o Santuário Nacional de Adoração Perpétua, na Igreja de Sant’Ana, onde se desenvolve a 86ª Semana Eucarística da Arquidiocese do Rio de Janeiro, recebeu também a Hora Santa da Juventude da Arquidiocese presidida pelo Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, que dirigiu aos jovens algumas reflexões.

A Semana ocorre entre os dias 31 de maio a 6 de junho, em preparação para o dia de 
Corpus Christi , quinta-feira, 7, e  conta com a participação de vários setores da Arquidiocese como pastorais, catequese, juventude, vida consagrada , famílias, e outros.

Com a igreja ornamentada pelos banners dos Patronos da JMJ, junto ao tema “Discípulos d’Aquele que nos amou primeiro”, a Celebração também foi um convite aos Jovens para seguirem a Deus, testemunhando sua Fé com coragem e ardor missionário.

Tendo em vista também o tema da JMJ 2013, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, recordou aos jovens presentes para a adoração eucarística a importância de atender o chamado de Jesus com alegria, transmitindo aos irmãos a experiência da presença do Ressuscitado. 

“É a alegria de ser cristão que nos envia ao mundo para sermos missionários. Antes de mais nada, somos chamados a sermos cristãos, a sermos pessoas que seguem a Cristo, a viver a vida cristã intensamente, a procurar a cada dia a face de Deus, a buscar seguir Jesus Cristo, a cada momento. A cada dia procurá-lo, através de uma vida de conversão, a examinarmos a nossa consciência e vermos o que podemos consertar”, afirmou o Arcebispo.


O prelado também destacou a presença dos jovens que dedicam mensalmente uma noite de sexta-feira para estar em vigília pela Jornada e ofertam sua juventude por amor a Deus na busca da santidade. 

“É possível viver, hoje, a Santidade. Quanto mais unidos à Eucaristia, mais somos chamados a viver, hoje, como jovens santos, como tantos desses nossos irmãos e irmãs que são proclamados santos, para serem exemplos para todos nós e intercessores e protetores da nossa Jornada Mundial da Juventude”, destacou Dom Orani.

Para os jovens que participaram foi um momento de muita alegria e renovação de ânimo para a caminhada rumo à JMJ. 

Para o jovem Gabriel Arreguy, de 22 anos, da Matriz de Nossa Senhora da Glória, do Largo do Machado, foi muito bom estar diante do Santíssimo na tradicional Hora Santa, rezando pela próxima edição Jornada Mundial da Juventude com jovens de todas as partes do Rio. 
“É fantástico ver a força que a juventude católica tem e como essa juventude está tomando conhecimento dessa força e está disposta a fazer a melhor jornada da história”, afirmou.

Para Gabriel Picorelli, membro da Paróquia São Rafael Arcanjo em Vista Alegre e do Projeto Juventude da Comunidade Shalom, esta foi mais uma oportunidade de estar em comunhão com Deus e os irmãos, o que sempre renova sua fé.

Antes da celebração, Dom Orani deixou uma mensagem aos Jovens engajados na preparação pela JMJ 2013: “Vocês são protagonistas de um momento central no Mundo. Vocês estão sendo aqueles que estão rezando, planejando, trabalhando para que o Rio tenha um momento divino durante a JMJ”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário