segunda-feira, 4 de junho de 2012

Síria: famílias encontram refúgio em antigo convento



Famílias sírias, que fugiram do conflito que atinge o oeste do país, encontraram acolhimento e hospitalidade no Convento de São Vartan, administrado pelos jesuítas no bairro de Midan, no coração de Alepo, cidade do norte da Síria. O mosteiro, dedicado ao Santo de origem armênia foi, um século atrás, uma escola armênia, e depois serviu para acolher os refugiados armênios. Em novembro de 2008 os jesuítas, através do “Serviço Jesuíta para Refugiados”, depois de restaurá-lo, abriram um centro de acolhimento para refugiados, com atividades para crianças depois do horário escolar e atividades sociais.

Os beneficiados foram os refugiados iraquianos e crianças de famílias pobres sírias. O Centro continuou a acolher até 2010 novas famílias do Iraque, que foram gradualmente inseridas no tecido social da cidade, estabelecendo-se na Síria. Hoje, o centro é aberto aos deslocados e necessitados, sem nenhuma discriminação de religião, etnia ou origem.

Devido a violência que continua na Síria, alguns deslocados internos sírios chegaram ao Centro e encontraram um oásis de acolhimento e solidariedade. O sofrimento dos refugiados sírios continua: segundo o último relatório do UNICEF, são mais de 54 mil os refugiados sírios na Jordânia, Líbano, Iraque e Turquia. Cerca de 50% são crianças que deixaram a escola, e sofrem com a pobreza e traumas causados pela fuga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário