sábado, 13 de outubro de 2012

BUSCAR JESUS NA OUTRA IGREJA


"Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também ir embora?" (Jo 6, 67)

O tema é delicado! Machuca famílias inteiras! Quase não há mais famílias no Brasil que não tenham seus membros em duas ou mais igrejas. Quando a convivência é pacífica os dois ou três lados mostram que sua cristologia vai bem. Mas quando o clima fica insustentável, porque um dos lados força a conversão do outro, é de se perguntar que pregador é o deles e que Jesus este pregador lhes impingiu!

Pelo que sabemos Jesus é o aproximador e o diabo é o separador! Dia-bolus quer dizer exatamente isso. Pregação que joga membros de uma família uns contra os outros, com proibição de visitas e aproximações,  embora pareçam, não são de Cristo. Alguém poderá advogar a passagem Mt 10,34-42.  Serve como luva para os proselitistas. O leitor abra sua Bíblia e confira! Pena que não sigam outra passagem: Mc 9,38-39. E ainda a outra, em que Jesus põe Pedro no seu devido lugar: -Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu. (João 21, 22) Pedro queria se meter nos planos de Jesus para João!…
Mudar de religião
Nos meus quase 70 anos de vida e 35 de padre, já vi muita gente mudar de religião. Aconteceu na minha família. Não há porque pura e simplesmente  condenar alguém  que segue sua consciência. Julgar e condenar, nunca é algo puro e simples: (Mt 7,1-2) traz conseqüências. Mas podemos analisar com serenidade e franqueza algumas dessas conversões ou mudanças a partir do seu resultado. Se publico é, e se tal conversão atinge membros de nossa fé, publicamente se comente!

Há os sinceros, os interesseiros, os revoltados, os carreiristas, os vaidosos, os que buscam eminência, os confusos, os apaixonados, os que mudaram por busca honesta da verdade. Há os que mudaram por insistência da mulher ou do marido, caso contrário a pessoa amada não se casaria ou, pasmem, iria embora! Há quem tenha mudado por revolta, ou desejo de subir na vida, outros, para levar vantagens. Já vi gente mudar de igreja por uma faculdade no exterior, ou com promessa de  liderar uma igreja e uma região inteira. Já vi pregadores trocarem de igreja por um bom salário! A conta no banco às vezes pesa mais do que a fidelidade ao grupo! É duro, mas é verdade!

Medem-se as conversões pelo que acontece depois delas. Se o sujeito se torna agressivo, fanático, dono da verdade, inoportuno, convertedor de gente, pronto para ensinar e nunca disposto a aprender e ouvir; se fala mal da sua ex-Igreja e se age como se a luz de Deus só brilhasse na sua nova Igreja, sabemos que aquela conversão não foi sincera nem verdadeira.  

Os que pioraram ao mudar, são como o náufrago que embarca no barco furado, mas insiste em levar os outros consigo. Não se anuncia Jesus dessa forma! Ou somos sinceros, abertos, convictos e capazes de diálogo, mesmo discordando, ou não anunciamos direito. Anunciá-lo como se todos os outros estivessem errados e nós fossemos os únicos certos é traí-lo.  Um coisa é a convicção de estar certo, outra a acusação de que o outro não tem Jesus!

Pe. Zezinho SCJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário