quarta-feira, 30 de maio de 2012

Começa 2ª Semana de Formação Missionária para formadores de Seminário

formacaopomformadores1 

Até a próxima sexta-feira, 1º de junho, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) promovem a 2ª Semana de Formação Missionária para Formadores de Seminário. O encontro reúne 15 sacerdotes de várias regiões do país. Os trabalhos tiveram início na manhã desta terça-feira, 29 de maio, com o tema “A dimensão missionária no atual contexto da formação presbiteral”, assessorado pelo secretário-executivo do Centro Cultural Missionário (CCM), padre Estevão Raschietti.

“O trabalho que estamos desenvolvendo não se situa às margens da missão, mas no centro. A missão é fazer discípulos. Na medida em que trabalhamos não para fazer obras, mas discípulos, todos nós nos tornamos missionários; esse é um chamado não só para quem está perseguindo a vida do presbiterado, mas para todos aqueles que devem fazer um trabalho de pastor: acompanhar uma comunidade que tem que se tornar missionária, pois, a missão se coloca no centro do ministério ordenado, como no centro do trabalho do formador”, disse padre Estevão sobre a temática trabalhada hoje.

O padre José Marcelino, formador do seminário de Itabira-Coronel Fabriciano (MG) afirma que o encontro é a oportunidade de despertar a consciência missionária nos participantes, a partir da troca de experiências entre as dioceses presentes. “Espero que esse encontro possa desenvolver o espírito e consciência missionária em nossos formandos e em nossas dioceses. Que possa também favorecer muito a troca da experiência missionária na área da formação. Uma diocese falando da sua experiência missionária poder ajudar as outras também, formando os candidatos nesse processo”.
O padre Alessandro Masoletto, de Taboão da Serra (SP), destacou que o desafio dos formadores é “cultivar a missão nos seminaristas”, para que eles se sintam “abertos para essa essência da Igreja e sigam o mandato de Jesus”. Ele vê no encontro a oportunidade de, durante esses cinco dias de encontro, “sair com uma bagagem missionária para aplicar junto aos seminaristas o que a Igreja espera deles dentro dessa dimensão”.
No seminário da arquidiocese de Manaus (AM), onde o padre Manoel Rubson é vice-reitor, já existe um trabalho missionário desenvolvido com os seminaristas, mas ele avalia positiva a iniciativa das POM e espera aprender mais ao longo do curso. “Nós estamos sempre à procura de motivações reais, concretas, para a nossa vida de presbítero. De modo particular, com esse curso, nosso horizonte tem se abrido bastante. Em Manaus nós já temos um diretor missionário em nosso seminário. Nossos seminaristas já fazem estágios pastorais e esta reflexão das POM, a partir da teologia da missão, esta novidade bonita do Vaticano II ainda sendo redescoberta por nossas igrejas locais, com certeza está ajudando muito em nosso estilo de vida missionário que deve se ampliar”, disse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário