terça-feira, 22 de maio de 2012

Transparência financeira é o apelo de bispos



Bispos de várias partes do mundo fizeram um apelo à União Europeia para que indústrias extrativas tenham maior transparência financeira, isto é, que tornem público o quanto extraem e o quanto pagam às autoridades do país que estão extraindo e que estes também divulguem seus relatórios.

O documento assinado por bispos da Argentina, Áustria, Alemanha, Bélgica, Camarões, Chade, Colômbia, Congo Brazzaville, França, República Democrática do Congo e Reino Unido, pretende combater a corrupção e a evasão fiscal.

“A crise atinge, cada dia mais, a economia e a sociedade tendo um maior impacto sobre os mais vulneráveis no seio de todas as populações”, dizem os bispos no documento.

Para os bispos a extração dos recursos naturais de um país não deve ser monopolizada, visando favorecer apenas uma minoria.

A atuação da Iniciativa de Transparência das Indústrias Extrativas, o EITI, é bem vista pelos bispos. Porém, a criação de um regulamento é fundamental para a instauração de um sistema financeiro que beneficie os pobres e seja um meio de luta contra a corrupção, além de favorecer a distribuição justa da riqueza no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário