segunda-feira, 21 de maio de 2012

Os católicos adoram Maria?



Uma das maiores acusações que fazem à Igreja é que ela adora Maria. 

Será? Vamos entender a situação:

Maria é verdadeiramente "Mãe de Deus", visto ser a Mãe do Filho eterno de Deus feito homem, que é ele mesmo Deus. (Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 509)
Ela foi e é virgem, jamais manteve relações, sua concepção foi feita pela ação do Espírito Santo:
Maria "permaneceu Virgem concebendo o seu filho, Virgem ao dá-lo a luz, Virgem ao carregá-lo, Virgem ao amamentá-lo de seu seio, Virgem Sempre."(Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 510)
Além disso ela nasceu sem manchas e seqüelas do pecado original:
Para ser a Mãe do Salvador, Maria, "foi enriquecida por Deus com dons dignos para tamanha função"(Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 490)
"A beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua Concepção, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original" (Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 491)

Bom, até aqui deu pra perceber que Maria é especial. É falta de lógica e bom senso dizer que qualquer uma poderia ter tido a missão de ser a mãe de Deus.
Prosseguindo, vemos que Maria foi dada, por Jesus, para a humanidade como mãe:
Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa. (Jo 19,26-27)

Ai que está um grande ponto para nós, católicos, sermos tão devotos de Maria: ela é nossa mãe! Ao dá-la à seu discípulo Jesus a entregou como mãe para toda a humanidade. Que filho que não ama e não se volta para sua mãe?

Outro grande ponto é a fidelidade de Maria: Pela sua adesão total à vontade do Pai, à obra de seu Filho, a cada moção do Espírito Santo, a Virgem Maria é para a Igreja o modelo da fé e da caridade. (Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 967)
Assim, sendo mãe e modelo, Maria torna-se para nós uma poderosa intercessora. 

Ela NÃO É DEUSA, mas PEDE A DEUS POR NÓS:

"Cremos que a Santíssima Mãe de Deus, nova Eva, Mãe da Igreja, continua no Céu sua função materna em relação aos membros de Cristo" (Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 975)

Assim o católico não adora Maria, mas a venera, ou seja, se espelha e pede seu apoio pra que ela peça a Deus por nós, pois por si só Maria nada pode.
Concluindo: O católico NÃO ADORA MARIA, ele AMA MARIA, nossa santa mãe do céu!
(...) A Santíssima Virgem "é legitimamente honrada com um culto especial pela Igreja. Com efeito, desde os remotíssimos tempos a bem aventurada Virgem é venerada sob o título de 'Mãe de Deus' sob cuja proteção os fiéis se refugiam suplicantes em todos os seus perigos e necessidades. (...) Este culto (...) embora seja inteiramente singular, difere essencialmente do culto de adoração que se presta ao Verbo encarnado e igualmente ao Pai e ao Espírito Santo, mas favorece poderosamente" (...) (Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 971)

Santa Maria, Mãe de Deus: Rogai por nós!

Por Mateus Corusse


2 comentários:

  1. boa noite amados irmaos . hoje um protestante mi colocou em uma posicao desagradavel . tudo que eli perguntava sobre maria eu respondia ai eli mi fez uma pergunta que eu nao soube responderrr . eli mi perguntou como ela pode nos ouvir se ela nao e deuss . fiquei sem ação alguem pode mi ajudar para min poder lavar a boca do protestante e defender nossa amada maezinhaaa
    ?

    ResponderExcluir
  2. Aff...materia tão fraca que nem me animei muito pra responder.
    Bem, A Palavra de Deus
    diz claramente que só existe um Mediador: Jesus
    Cristo (1 Tm 2.5; At 4.12; Jo 10.9; 14.6). E, como
    Maria teria morrido virgem, se as Escrituras, em
    Mateus 13.55, mencionam os outros filhos dela?

    Vou ficando por aqui.

    ResponderExcluir